capa blog tireoide

Tireoide

Como manter o hormônio tireoidiano em equilíbrio? 

É importante dizer que a glândula tireoide é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal do nosso corpo, mantê-lo em equilíbrio é ter órgãos importantes regulados como coração e o cérebro através da liberação dos hormônios T3 e T4, além de influenciar na qualidade da memória, ciclos menstruais, peso, concentração, humor e outros. 

O processo de bócio acontece quando a tireoide está desregulada, liberando hormônio em excesso ocasionando o hipertireoidismo ou liberando hormônio insuficiente, causando o hipotireoidismo. 

Como verificar se a tireoide está saudável? 

A dosagem do TSH é o começo para indicar o hipotireoidismo, a contribuição da análise de anticorpos anti-TPO resulta em mais informações para a investigação do hipotireoidismo subclínico. Caso não tratado, aumentam complicações como risco na gravidez, depressão, doenças cardíacas, perda de memória e até infertilidade. 

O hipertireoidismo pode ser causado por medicação com excesso de iodo, nódulos na glândula e por influência de histórico da doença na família, que é uma doença crônica. O aumento desse hormônio desencadeia complicações no sistema renal, esquelético, no desempenho cardíaco, na função hepática e sistema reprodutor feminino. Através da análise dos hormônios aumentados T3 e T4 no exame de sangue e do TSH (hormônio que regula a tireoide) é possível diagnosticar essa disfunção na tireoide. 

Como manter a tireoide saudável 

Se alimente de comidas que contenham os nutrientes como zinco (carne, amêndoas e amendoim), selênio (ovo e castanha-do-pará), ômega-3 (abacate, salmão e semente de linhaça) e iodo (frutos do mar, alga marinha e peixes de água salgada). Evitando alimentos industrializados, soja, açúcar e farináceos, gordura trans e óleos vegetais comuns. 

E claro, faça o exame de dosagem do TSH para identificar possíveis disfunções nessa glândula.

Publicações Relacionadas

Curiosidades

Tireoide

Como manter o hormônio tireoidiano em equilíbrio?  É importante dizer que a glândula tireoide é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal do nosso corpo,