Prancheta 1

Testes Alérgicos

Você suspeita ter algum tipo de alergia respiratória, alimentar ou medicamentosa? Quem sofre de alergias geralmente apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele, inchaço na boca ou nos olhos, espirros frequentes, coriza ou alterações gastrointestinais.

Independente da idade é muito importante realizar o teste para identificar quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior risco de provocar alergia, principalmente se a pessoa apresenta sintomas alérgicos graves, persistentes, recorrentes, e que ainda apresenta um histórico familiar de alergia, considerado como um fator de risco.

Existem testes de alergia disponíveis que, juntamente com histórico clínico detalhado e exame físico, ajudam o médico a encontrar a resposta para os sintomas. Tradicionalmente, são recomendados testes de puntura para diagnóstico. Esses testes, na verdade, induzem uma reação alérgica injetando os alérgenos sob a pele. As reações alérgicas induzidas podem ter efeito duradouro e ser bastante incômodas para o paciente e também apresentam o risco de desencadear quadros alérgicos mais graves.

O uso dos alérgenos moleculares pode ajudar os médicos a definir um perfil de sensibilização mais personalizado e relevante para cada paciente, escolher a imunoterapia para veneno adequada e diferenciar pacientes com dupla sensibilização a espécies de insetos diferentes, por exemplo.

Vantagens de um teste sanguíneo simples 

  • Conveniência e conforto em relação a outras opções. 
  • Sem reações duradouras de irritação cutânea. 
  • Sem risco de reações alérgicas graves. 
  • Sem a necessidade de interromper os medicamentos para alergia antes do teste. 
  • Número mínimo de visitas ao consultório para o diagnóstico.

Publicações Relacionadas

Curiosidades

Testes Alérgicos

Você suspeita ter algum tipo de alergia respiratória, alimentar ou medicamentosa? Quem sofre de alergias geralmente apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele, inchaço na