exame toxicológico

O que é Exame Toxicológico e qual sua importância?

Se você é motorista e realizou o exame toxicológico há mais de 2 anos e 6 meses, leia com atenção as seguintes informações que você deve saber para não ser penalizado com multa e infração gravíssima.

A Lei 14.071 determinou, a partir do dia 12 de abril de 2021, a obrigatoriedade do exame toxicológico a cada 2 anos e seis meses para os motoristas das categorias C, D e E com até 70 anos e para aqueles com habilitação EAR.

Importante ressaltar que o exame é inserido pelo próprio laboratório no sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e, através disso, o órgão verificará se foi realizado o exame ou não.

Caso o seu prazo para o exame esteja expirado, você tem até o dia 13/05 para a realização do exame periódico atrasado.

Onde fazer e como é realizado?

A Clinilab, primeiro laboratório com a certificação ISO 9001:2015, possui profissionais capacitados e treinados para a coleta do Exame Toxicológico.

O Exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame indolor, capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

Não é necessário nenhum preparo em especial, ou seja, também não é necessário estar em jejum.

Apenas ficar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença no momento da coleta de fios de cabelo ou pêlos do corpo.

As recomendações são:

  • O cabelo deve ter no mínimo 3cm de comprimento para que a análise possa detectar o consumo de substâncias psicoativas dentro de um período médio de 90 dias que antecedem a coleta, porém se o comprimento não estiver dentro desse padrão, é solicitado amostras de pêlos do corpo como axila, pernas, braços ou peito, que não podem estar depilados no período que antecedem 3 meses a coleta;
  • Os cabelos devem ser naturais, não sendo possível a análise de cabelos com apliques ou dread;
  • Cabelos com algum tipo de química são analisados normalmente, pois o exame ocorre na parte interna do fio;
  • Necessário roupas confortáveis para facilitar a coleta, caso seja necessário as amostras de pêlos corporais.

Para maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (16) 3342 6562

Qualidade é nossa Prioridade.

Publicações Relacionadas