ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países com mais de 1 milhão de empresas já certificadas e muitas outras em fase de implantação e certificação. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada
A denominação “International Organization for Standardization” permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (10S em inglês, OIN em francês, 01P em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa “igual”. Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego “isos” que significa igual, igualdade.
A estrutura para gerenciar o seu negócio e atender aos requisitos de seus clientes de forma efetiva.
Todas as organizações gostariam de melhorar a forma na qual operam, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco de forma mais eficaz ou melhorar a satisfação dos seus clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.
A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão, não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso por meio de melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.
A decisão de implementar a ISO 9001 deve partir da alta direção. A norma pode ser implementada em empresas públicas, privadas, em empresas no Brasil, na China e em qualquer outro país do mundo, em grandes empresas ou pequenas, até empresas com apenas um funcionário podem ter ISO 9001. E de qualquer segmento de mercado também. Então, seja lá qual for o seu propósito e a empresa em que pretende implementar os requisitos desta norma, ela certamente poderá ajudar a melhorar continuamente a qualidade dos seus produtos e serviços e a satisfação dos seus clientes. O Brasil está no grupo dos países que mais crescem em número de certificações IS0 9001 em 2010, com aumento de 4.009 certificações, logo atrás da Itália (8.826), Rússia (9.113) e China (39.961) que lidera o grupo.